Twitter Facebook YouTube

CUT MG > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UFMG DEFLAGRAM GREVE CONTRA QUEBRA DE ACORDO E PEC 241

Técnico-administrativos da UFMG deflagram greve contra quebra de acordo e PEC 241

31/10/2016

Na pauta da categoria ainda estão a luta contra o PL 4.567/16, a reforma da Previdência e as reformas trabalhistas

Escrito por: Sindifes

Os técnico-administrativos em educação (TAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) deflagraram greve contra a quebra de acordo e a PEC 241 (no Senado PEC 55) na manhã desta segunda-feira, dia 31 de outubro, durante a assembleia na escadaria da Reitoria, no Campus Pampulha.

Na pauta da greve nacional, ainda estão a luta contra o PL 4.567/16, a reforma da Previdência e as reformas trabalhistas. Com a deflagração da greve na base do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino (Sindifes), já são 34 entidades com o movimento paredista instalado.

A orientação para os TAE é que participem das atividades que serão convocadas pelo comando de greve, pois a intenção é ocupar a universidade e construir um movimento forte e articulado junto aos estudantes e professores.

Informe sobre a decisão do STF em relação ao movimento grevista

A coordenadora geral do Sindifes, Cristina Del Papa,  explicou que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a permissão do corte de ponto dos servidores grevistas não tem aplicação imediata. “Primeiro o Acórdão tem que ser publicado. Depois ainda há embargos de declaração, que são  instrumentos jurídicos que podemos utilizar para questionar a decisão, que vai contra o direito constitucional do trabalhador fazer greve”, explicou.

Para ela, a decisão é uma tentativa de acabar com os movimentos de resistência que estão acontecendo no país contra a PEC 241 e demais ataques aos trabalhadores. A direção do Sindifes publicou uma nota sobre a decisão, clique aqui para acessar o documento na íntegra.

Informe sobre as ocupações na UFMG

Os CAD I e II, a Arquitetura, FAE, IGC, Letras e Belas Artes estão ocupadas pelos movimentos estudantis contra a PEC 241. Na última sexta-feira (28), a direção do Sindifes visitou as ocupações e fez uma doação de alimentos.

Nesta segunda, às 16 horas, haverá uma assembleia da Comunidade Universitária da Arquitetura; e às 18 horas, a Comunidade da Faculdade de Direito se reúne para articular o movimento de luta.

PEC da Morte será tema de aulão no Dia de Finados

Na quarta-feira, dia 2 de novembro, às 17 horas, será realizado um Aulão Público para desconstruir os argumentos de validação da PEC 241/16. O evento é organizado pelos estudantes da FACE-UFMG. Clique aqui para mais informações.

Próximas atividades e instalação do Comando de Greve

O comando de greve será instalado nesta terça-feira, 1° de novembro, após as 10 horas (devido a atividade do estudantes no ICEX-UFMG), na Casa do Sindifes.

A próxima assembleia será no dia 3 de novembro, quinta-feira, às 9 horas, no auditório da Faculdade de Medicina da UFMG, no Campus Saúde, na região hospitalar de Belo Horizonte.

Leia também

Técnico-administrativos da base do Sindifes retomam greve contra a PEC 241

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:

TV CUT
RÁDIO CUT
FNDC

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DE MINAS GERAIS
Rua Curitiba, 786, 2º andar | Centro | CEP 30170-120 | Belo Horizonte | MG
Fone: (55 31) 2102.1900 / 1916 | www.cutmg.org.br | e-mail: [email protected]